.caminho musical


Rouxinol Faduncho - Desvariação

.quantos caminhantes


.caminhos recentes

. Teste psicológico

. Mas a Maria merece

. Resignação

. Parte mais importante

. Tudo sobre peidos

. Aviso do gaucho amigo

. Caminho Molhado

. A universalidade do povo ...

. Amigos do Caralho

. Leitaria do Avante

.caminhos antigos

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

.Dezembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.sobre mim

.mais sobre mim


.caminhos trilhados

.o meu "selo"

Caminhos Cruzados

.o meu c@minho



.músicas que já tocaram no meu caminho


.procurar caminho

 

.em movimento




C

A

M

I

N

H

O

S



C

R

U

Z

A

D

O

S

.campanha da escrita

Campanha da escrita


blogs SAPO

.subscrever feeds

Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2006

Intermitência do voto

PR2006.gif


    Boa noite! Eis que chegamos à recta final, desta primeira parte... esperam uns, outros nem tanto! Estamos prestes a chegar ao dito "dia de reflexão" e eu antecipando-me deixo-vos aqui a "diarreia mental" (é isso mesmo que leram) que tive à muito poucos dias atrás, ao que acrescento alguma do momento.

   Estando confiante que estas eleições (Presidente da Republica) não se decidirão matemáticamente no dia 22 (sim, é já este Domingo), deixei a minha fertil mente a caminhar por caminhos nunca antes percorridos: "O que será que vai acontecer se (nesta 1ª volta) o vencedor fôr...":

   "...o Cavaco Silva?" 
   Embora não acredite nas sondagens que têm sido divulgadas, é obvio que será este candidato o que terá a maior percentagem de votos na 1ª volta, mas admitindo por pura curiosidade mórbida que teriamos o homem que "nunca se engana e raramente tem dúvidas" como presidente da Républica nos proximos 5 anos (ah poizé, depois queixa-te!!), penso (logo existo) que voltariamos ao Cavaquimo mais puro e duro. Seria o ouro sobre azul, ou melhor, laranja sobre rosa nas actuais politicas que sofremos: aumento de impostos, aumento do desemprego, maior diferença entre ricos e pobres, desigualdade social, enfim... pensem bem e digam-me se é isto que querem para o vosso futuro? Mudemos de candidato que este deixa-me mesmo muito mal disposto.

   "...o Mario Soares?" (2º mais votado)
   É jovem... pois claro! É "fixissimo"!! É descomprometido com o passado de Portugal!! Ok, pronto, eu deixo-me de brincadeiras. Que querem que diga deste senhor que vezes sem conta nesta campanha afirmou (quando lhe interessava) "não falemos do passado, mas é bom lembrar que...". Se hoje o mundo é redondo, amanha é quadrado se isto lhe convier. Mesmo assim se o fôr o Marito a ir à segunda volta frente ao Cavaco, penso que ganhará, pois quer Alegristas, quer Comunistas (de uma forma generalista e "oficial") engolirão este SAPO velho e despassarado, para não lhe chamar outra coisa menos digna. Bem, ao menos restava a "consolação" de que iria fazer "apenas" um mandato. Sim, porque não lhe desejo nenhum mal de saúde. Bem, quem se segue?

   "...o Manuel Alegre?" (2º mais votado)
  Epá, este homem faz-me lembrar o S. Sebastião que veio do nevoeiro e se transformou em "Salvador da Pátria". É mais um que é apartidário (diz ele), mas o que omite é que foi e é uma das principais figuras do Partido Socialista, deputado eleito e tendo sido inclusivé vice-presidente da Assembleia da Républica. Este homem que agora pretende mostrar "ares" de isenção e independência, esteve sempre ao lado, votando, nas piores decisões dos Governos de que fez parte. Mais um apologista do "Faz o que eu digo, não faças o que eu faço" e de "O que hoje é verdade, amanhã é mentira". Se este "poeta" (bom poeta, segundo dizem), fôr à 2ª volta tenho as minhas duvidas na eleição para presidente. O homem não entusiasma. Não cativa. Não tem espirito de liderança. Por incrivel que pareça, até discurso por vezes lhe falta. Todavia que mesmo assim, Soaristas e Comunistas (na generalidade) engoliriam o SAPO e votariam nele. -Brrrghh... um sapo de barbas!! Que indigesto!!

   "...o Jerónimo de Sousa?" (2º mais votado)
  Chamem-me imparcial, mas aqui está o candidato que mais me tem surpreendido pela positiva. Eis que o "ortodoxo" (quem se lembra hoje em dia dos "renovadores"?), consegue chegar e ganhar o respeito de adversários e dos independentes mais cepticos. Não é um Salvador na Patria, mas aos poucos tem conseguido reunir simpatias, unir um povo que se encontrava um pouco à deriva e desiludido. Quem pode ignorar os banhos de multidão que tem tido no Porto, Braga, Barreiro, Almada e muito recentemente em Lisboa, no Pavilhão Atlantico? Se a simpatia das pessoas em relação a ele fossem iguais aos votos, seria sem sombras de duvida o candidato de esquerda que disputaria a 2ª volta com o candidato de direita. Mas falemos dessa hipotese... pois, sonhando alto e imaginando isso possivel, penso que ao contrário do que acima vos contei, dificilmente o Jerónimo ganharia ao Cavaco, já que é minha (e não só) forte convição de que muitissimos Socialistas não engoliriam este "sapo" e votariam à direita. Dor de cotovelo socialista? Pensem nesta mera hipotese académica e respondam voçês proprios. Todavia, ao contrário do quee dizem ssondagens, acredito numa votação de dois digitos para Jeronimo de Sousa.

   "...o Francisco Louça?" (2º mais votado)
  Ao contrário do Jerónimo, aqui está um candidato que me tem "desiludido" um pouco. Politiquices à parte, pensei que a sua campanha tivesse mais energia, mais "massa humana", mais convergência. A realidade é que até os Bloquistas votam na direita. Acho que o homem (e respectivo partido), falhou claramente na estratégia assumida e como tal não me parece que congregue na sua candidatura a totalidade dos votos que eventualmente poderia conseguir. Isto faz-me pensar se o seu partido não terá atingido o break even point a nivel de resultados eleitorais. Mesmo assim será o 5º candidato mais votado concerteza.

   "...o Garcia Pereira?" (2º mais votado)
  Epá, vamos todos rir junto que esta piada até nem foi má! Apenas uma nota: Repararam que o homem fez a campanha inteira (aí umas 2 semanas) sempre com um cachecol vermelho? Ou ele tem uma grade coleção deles e estava sempre a troca-lo ou então percebe-se finalmente porque é que tinha tão poucas pessoas a fazer campanha com ele... é que aquilo já devia cheirar mal!! He! He!

  Eu avisei que isto era uma "diarreia mental"!! Já agora desculpem os erros ortograficos, mas não me apetece pôr isto no corrector do word.

   Bem, chega de conversa da treta... Domingo veremos quem ganhou... ou então não!!

   Termino com um apelo: "Epá... VOTEM !!! "

publicado por menouv às 22:52
caminho do post | caminhar | adicionar aos meus caminhos
|
2 comentários:
De VOZ DA LIBERDADE a 21 de Janeiro de 2006 às 12:15
Felicito-te pela explicitação inteligente, como dissertas sobre as várias questões que se nos oferecem. Mas unidos vamos vencer.Tal como disse o Camarada Jerónimo de Sousa (Portugal, pelos os portugueses,Também assim e agora rasgaremos as alamedas do futuro no chão alicerçado por Abril)Saudações Democráticas.
De Maria Papoila a 20 de Janeiro de 2006 às 23:07
Não é tão diarreia assim, mas lá que há diferenças entre eles, há... cavaquistão com socratistão é demais...! Beijo

comentar caminho

.Obrigado pela visita. Volta sempre!

menouv