.caminhos recentes

. Teste psicológico

. Mas a Maria merece

. Resignação

. Parte mais importante

. Tudo sobre peidos

. Aviso do gaucho amigo

. Caminho Molhado

. A universalidade do povo ...

. Amigos do Caralho

. Leitaria do Avante

.caminhos antigos

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

.Dezembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.sobre mim

.mais sobre mim


.caminhos trilhados

.procurar caminho

 

.em movimento




C

A

M

I

N

H

O

S



C

R

U

Z

A

D

O

S
blogs SAPO

.subscrever feeds

Domingo, 24 de Setembro de 2006

Leitaria do Avante

logo2_4.jpg

    Olá amigos, companheiros, camaradas!

   Escrevo este texto, (e porque recordar também é viver), apenas para partilhar convosco alguns dos belos momentos de convívio que me foram proporcionados devido à participação da freguesia de Palhais na Festa do Avante, mais concretamente na cada vez mais famosa "Leitaria" de Palhais. (digam lá que a nossa vaquinha não está linda).

   Pois é, a vida são 2 dias, mas a Festa do Avante são 3 (é o que as minhas 2 t-shirts dizem... para o ano compro outra), mas concerteza que isto é só no que respeita ao "calendário oficial", pois a Festa para milhares de camaradas e amigos "começa" alguns meses antes e prolonga-se algumas semanas depois.

   Antes do primeiro fim de semana de Setembro (não há como enganar, é sempre no primeiro fim de semana completo de Setembro), é preciso distribuir, planear e executar o espaço destinado a cada uma das organizações e tal só é possivel graças às milhares de horas dispendidas na Quinta da Atalaia... e como é bonito ver jovens e menos jovens, homens, mulheres e crianças unidas no levantar da Cidade da Solidariedade, vendo inclusivé minutos antes da abertura, alguns camaradas ainda a dar as ultimas pinturas de mão para que tudo fique perfeito para aqueles que "nos" visitam.

   Mas o que me traz aqui hoje, nem é tanto falar do "antes" (jornadas de trabalho voluntário) da Festa, mas do "durante" e principalmente no "depois" da mesma.

   Este ano a Leitaria ficou em frente ao palco 25 de Abril, e tal como se perspectivava, o trabalho foi mais que muito, levando insclusivé alguns camaradas ao esgotamento fisico. Para quem não sabe a Leitaria, chegou a ser a unica "organização" na Festa aberta de manhã (abrimos ás 7 da madrugada e fechamos... bem, fechamos quando pudemos... para lá da meia), sendo a unica que servia pequenos almoços a todos os que pernoitavam na Festa: visitantes e camaradas de serviço!

   Cada turno tinha supostamente a duração de 4 horas diárias e muitos foram os que fizeram mais que um turno, e só assim foi possivel receber tantos elogios de quem lá passava e voltava com agrado por ser tão bem recebido. Como nota de curiosidade e para que tenham uma ideia do movimento que tivemos, posso dizer-vos que no sábado por volta das 10:30h/11:00h (quando estava a chegar a malta do próximo turno de serviço) cheguei a contar na Leitaria 21 pessoas... e todas a "dar o litro"! É obra!

   Finda a Festa do Avante, é hora de balanço e agradecimento, e como tal a organização politica do PCP de Palhais, jamais poderia esquecer aqueles que tão valoroso contributo deram na Leitaria, tendo organizado ontem um lanche convívio que teve a participação de quase a totalidade dos cerca 35 camaradas e amigos que fizeram turnos na Leitaria.

   Penso que foi um convivio muito divertido, no qual todos poderam dar a sua opinião sobre o que correu bem, o que correu mal, o que se pode melhorar, partilhar histórias e momentos vividos na Festa... basta darem uma olhada na fotomontagem do post "Festa do Avante 2006" para terem uma pequena ideia, enfim, disfrutar de bons momento de camaradagem, e no que me diz respeito foi um enorme prazer rever algumas pessoas que quase só vejo na Festa!

   O trabalho foi muito, mas os resultados financeiros e principalmente os "resultados" humanos fazem esquecer ou atenuar todo o cansaço!

   Para o ano há mais, e como tal contamos contigo porque... Não há Festa como esta!!!

publicado por menouv às 21:36
caminho do post | caminhar | adicionar aos meus caminhos
4 comentários:
De menouv a 29 de Setembro de 2006 às 12:25
SEREIA: Obrigado pelos elogios! Vindos de uma pessoa que viu "in loco" a azafama desses 3 dias, tem sempre muito valor! O cafezinho realmente até era bem porreiro! :) Para o ano há mais... na Leitaria espero!
MARIA PAPOILA: Não me esqueço do que disseste "Até para o ano!". Em 2007 espero conhecer-te pessoalmente na Festa. Combinado?
PEDRO MATIAS: Bolas, até me arrepiei com o teu comentário, tal foi a nostalgia! Poucos, mas muito bons! Como dizes "com força de vontade" é possivel acreditar e fazer algo ao inicio impensável! Em Palhais temos multiplas experiencias dessas. Felizmente temos conseguido também trazer camaradas e amigos de outras localidades, como por exemplo Lavradio, Santo André, Queluz, etc. Espero que tenhas gostado da experiencia, tendo em conta que foi o ano mais trabalhoso e mais ambicioso de sempre em relação a Palhais na Festa. Para o ano há mais... na Leitaria espero! Apenas uma ultima nota para dizer que duvido que a Festa comece no dia 30 de Agosto. Deve ser apenas no fim de semana seguinte.
Cumprimentos a todos!
De Pedro Matias a 28 de Setembro de 2006 às 16:50
Foi um trabalho extraordinário ...

Todas as palavras são poucas para definir a vontade, a união, a camaradagem, o gozo que são os 3 dias da Festa do Avante, após meses de trabalho para tudo estar em condições de receber os visitantes ...

A Leitaria muito em especial está de parabéns, porque foi de facto demasiado trabalho para a pequena freguesia de Palhais, mas que devido aos camaradas que por lá trabalharam, mostraram o que se pode realizar com força de vontade ...

Que saudades ...
.. nunca mais é dia 30 de Agosto de 2007 ...

:)
De Maria Papoila a 25 de Setembro de 2006 às 15:29
Até para o ano!
Parabéns à Leitaria Palhiais e a todos os voluntários que nestes três dias se desmultlipicam para bem receber quem visita a Festa!
Beijo
De Sereia a 25 de Setembro de 2006 às 14:43
A "Leitaria de Palhais" esta de facto de parabens!! Fizeram um excelente trabalho, alias como sempre tem feito. Este ano acresceu o facto de terem ficado posicionados mesmo em frente ao palco principal da festa, e portanto zona de passagem de grandes multidoes. Mas eles deram conta do recado!! Devo ainda dizer que era o melhora cafezinho da Festa!!
Parabens pelo bom trabalho e, como diz o Luis, para o ano ha mais!Jinhos

comentar caminho